terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Ameaça de um Anjo, opinião

Hallo!

Primeiro que tudo, BOM CARNAVAL! 
Hoje é dia de trazer, finalmente, a minha opinião do livro da querida Patrícia Ferreira.
Eu adoro a Patrícia; É uma rapariga muito querida, simpática e acessível e, portanto, eu queria imenso gostar deste livro. No entanto, não gostei e vou vos explicar porquê.

Sinopse:
Elena Cam sentia que não se encaixava em Angels, sempre se sentiu uma estranha até mesmo no seu próprio corpo. Até que foi salva por um desconhecido que mudou a sua vida por completo.
Apareceu-lhe tatuagens e poderes afectando a sua vida e a dos seus amigos, Bella e os gémeos, Landon e Justin.
Aquilo que começara por parecer algo estranho e ao mesmo tempo fantástico começou a ser ameaçado por uma figura desconhecida, que a perseguiria. Seria aquele que a salvara estaria pronto para a matar? Porque daria ao trabalho de a salvar para depois a perseguir?
Ao descobrir que era uma Nephilim, metade anjo metade humana, começa a desconfiar de Ethan Fallen que mudara-se para Angels no momento em que se transformara. Ethan era um ser misterioso e apesar de ela não confiar nele, sentia-se atraída por ele. Quando Elena descobre que faz parte de uma profecia antiga, ela tem que decidir se pode sacrificar a sua vida e a dos seus amigos para apanhar a pessoa que ameaçava a sua vida.
Ameaça de Um Anjo é o começo da Saga da Profecia da Luz e da Escuridão.
Tenho imensas coisas para dizer sobre este livo e existem spoilers que tenho que dar  para explicar o que quero dizer. Desta forma vão existir 2 resenhas. Na primeira vou dar, resumidamente, a minha opinião sem spoilers e na segunda vou dar a minha opinião mas desta vez com spoilers. Dicidi fazer duas opiniões para que ninguém seja "spoilado" e tanto pessoas que tenham lido este livro como pessoas que não o tenham feito possam ler esta opinião..  Sendo assim, só tens de ler uma delas para entenderes a minha opinião. Então vamos lá começar.


OPINIÃO SEM SPOILERS
Com a leitura deste livro podemos constatar que a autora se inspirou em vários livros como Fallen, The Vampire Diaries e Twilight. Aliás, temos várias referências e alusões. 
Desta forma, considero a história um pouco óbvia e, por vezes, cliché. Penso que o único pormenor que achei original foram as runas de flores e os seus simbolismos.
Quanto às personagens, nas primeiras 300 páginas achei Elena super irritante e igual às outras; Considero que as restantes personagens também não têm nada de extraordinário que as destaque umas das outras, são todas muito idênticas, pensam e agem, na maioria dos casos, da mesma forma. 
Por fim, tenho de referir que me pareceu, ao longo da leitura, que este livro não sofreu qualquer tipo de revisão, nem da autora, nem da editora. Para quem me conhece sabe que eu super piquinhas com erros e custa-me quando em cada página tenho, seguramente, mais de 3 erros. Ao ler o livro dá ideia que a escritora estava a escrever uma cena e não voltava atrás para ler e para perceber se fazia sentido, se estava bem escrito. Ao longo de 578 páginas temos frases mal construídas, várias palavras mal escritas, falta de pontuação e, inclusive, falta de coesão verbal nas frases. Para além disto, existe uma mistura de português de Portugal e português do Brasil visto que nos são apresentadas situações como "pôs na minha frente", assistíamos os noticiários", "dirigir".
Compreendo que a autora era ainda novinha quando escreveu este livro, no entanto, tenho que lhe dar 2 estrelas em 5. Sei que a Patrícia tem potencial mas pode fazer melhor!



OPINIÃO COM SPOILERS
Com a leitura deste livro podemos constatar que a autora se inspirou em vários livros como Fallen, The Vampire Diaries e Twilight. Aliás, temos várias referências e alusões. Estou a referir-me a situações como quando Ethan está longe de Elena e de repente a salva de um cacifo que estava a cair. Esta cena lembra bastante Twilight quando Edward salva Bella de uma carrinha. Outro episódio é quando nos contam um pouco da história de Ethan e sabemos que houve uma parte em que ele "desligou os sentimentos" e claro que isso faz lembrar The Vampire Diaries.
Desta forma, considero a história um pouco óbvia e, por vezes, cliché. Penso que o único pormenor que achei original foram as runas de flores e os seus simbolismos.
Quanto às personagens, nas primeiras 300 páginas achei Elena super irritante e igual às outras; É aquela típica rapariga que não é popular mas tem bués pretendentes e nunca se apaixona por ninguém, mas logo nas primeiras páginas ... Também tenho que mencionar que existem dois gémeos (um rebelde outro santinho) e, mais tarde, duas gémeas (uma rebelde e uma santinha)... Acho isto um pouco forçado à existência de "casais românticos". Para além disto, considero que as restantes personagens também não têm nada de extraordinário que as destaque umas das outras, são todas muito idênticas, pensam e agem, na maioria dos casos, da mesma forma. Aproveito para falar em situações que me fizeram impressão... Numa parte do livro as 4 raparigas estão tristes porque não têm par para o baile mas nas páginas seguintes são todas convidadas seguidamente (menos uma, mas é convidada para um jantar o que é igual) e isto acontece com o primeiro beijo, com o pedido de namoro... Isto torna as relações todas iguais e chatas. 
Por fim, tenho de referir que me pareceu, ao longo da leitura, que este livro não sofreu qualquer tipo de revisão, nem da autora, nem da editora. Para quem me conhece sabe que eu super piquinhas com erros e custa-me quando em cada página tenho, seguramente, mais de 3 erros. Ao ler o livro dá ideia que a escritora estava a escrever uma cena e não voltava atrás para ler e para perceber se fazia sentido, se estava bem escrito. Ao longo de 578 páginas temos frases mal construídas, várias palavras mal escritas, falta de pontuação e, inclusive, falta de coesão verbal nas frases. Para além disto, existe uma mistura de português de Portugal e português do Brasil visto que nos são apresentadas situações como "pôs na minha frente", assistíamos os noticiários", "dirigir".
Compreendo que a autora era ainda novinha quando escreveu este livro, no entanto, tenho que lhe dar 2 estrelas em 5. Sei que a Patrícia tem potencial mas pode fazer melhor!

Sabem que dar opiniões negativas é muito difícil mas eu tinha que ser sincera e fazer o meu trabalho.
Um grande beijinho,

5 comentários:

  1. Obrigada por dares a tua opinião sincera. Fazer uma review negativa de um livro não é nada fácil, e eu sei disso por experiência própria, porque também já tive de o fazer.
    Quanto ao livro, quando estava a ler a sinopse, lembrei-me logo do " Fallen". A mim parece-me que a escritora quis escrever uma história quase igual às que já foram feitas e foram um sucesso, para também ela lucrar. É triste, mas há pessoas que vendem a sua criatividade assim e preferem copiar.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Olá! Acho que não foi por mal, acho que apenas se inspirou e não deu conta que foi demais!!
    Um beijinho e obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  3. Não li o livro mas, depois de ler a opinião, não creio que o vá fazer. É pena que a história lembre várias outras. Quanto à revisão, infelizmente, existem vários exemplos em que a revisão é muito pouco cuidada.

    ResponderEliminar