sábado, 27 de julho de 2019

Deixa-me mentir, review




Olá!
Se me acompanhas no instagram, sabes que eu estava mega entusiasmada para esta novidade. Chegou o momento em que eu te vou contar tudo o que eu achei deste livro!

Depois do seu pai e da sua mãe terem acabado com as próprias vidas de maneira muito parecida, em dois suicídios brutais e com intervalo de apenas alguns meses, Anna está a tentar virar a página do passado trágico da sua família e recomeçar a sua vida. 
O novo namorado e o filho vieram para trazer à Anna alguns sorrisos no meio do caos. Mas, mesmo com todo o seu esforço para superar os seus traumas e se entregar aos novos começos, o seu passado de repente volta à tona trazendo ainda mais dor e devastação.
No primeiro aniversário da morte da sua mãe, Anna recebe um bilhete anónimo e perturbador: Suicídio? Pensa melhor. Será possível que alguém poderia ser cruel ao ponto de fazer uma brincadeira dessas? Ou de facto existe algo por trás do suposto suicídio de seus pais? 

No fundo, Anna nunca entendeu como eles tinham sido capazes de tirar as suas próprias vidas de maneira tão cruel.
Deixa-me Mentir tem o ritmo lancinante que é a marca de Clare Mackintosh. Carregado de reviravoltas, deixa qualquer um em estado de choque da primeira à última página. 

Quando estamos a ler um livro de um/a autor/a de quem já lemos algo anteriormente, damos por nós a comparar o livro que estamos a ler com o anterior! Mesmo que não goste de comparar livros, isto acontece sem eu querer e, sinceramente, ter lido dois livros da autora que AMEI , afetou a leitura deste livro. Mas vamos por partes:
Sinto que Clare tem o dom das palavras. Juro, adoro a forma como ela escreve e como consegue dizer as coisas com as palavras perfeitas e de uma forma muito cativante.
Quanto às personagens, gostei muito de Anna. Foi uma personagem que me cativou bastante. No entanto, não ganhei nenhuma conexão com Murray, o detetive do caso. Nas partes que apareciam do seu ponto de vista, dei por mim várias vezes entediada e a querer passar à frente. Uma coisa que gostei nos outros dois livros foi que a polícia e os detetives não tinham um papel ativo e importante no livro. No entanto, neste livro o detetive ocupa grande parte da narrativa. Isto faz com que existam várias páginas focadas na sua vida e não no que me realmente interessava: os potenciais crimes e o que aconteceu à família de Anna. 
Acho que o ambiente e o ritmo da história quando a vimos por parte de Anne é muito interessante e foi bem criado.  Apesar disto, sinto que quando observamos a história pelos olhos de Murray, existe uma certa quebra no ritmo. 
Quanto ao enredo em si, gostei muito da premissa e da forma como se começou a desenrolar, mas, sinceramente, não fiquei satisfeita com o sentido que este levou e sinto que tinha potencial para ser melhor. Não me levem a mal, mas não achei nenhum plot-twist incrível e espetacular. Novamente, comparando com os outros livros, os plot-twists deste livro ficaram um pouco aquém das expetativas...
Não estou a dizer que é um livro péssimo e que vocês não o devem ler. Eu gostei da leitura e adorei voltar a ter contacto com a escrita de Clare, no entanto, e porque li e adorei os livros anteriores de Clare, não consegui amar e ficar encantada com este novo livro.  
Eu queria ter amado tanto este livro como amei os outros, mas isso não aconteceu... Se calhar foi o foco no polícia (que é coisa que não gosto, por isso é que não costumo ler thrillers policiais) que fez com que não gostasse tanto da leitura... Não sei..
E tu, já leste? O que achaste?
Uma leitura com o apoio de...

1 comentário: