sexta-feira, 21 de junho de 2019

A Paciente Silenciosa, review


Olá! Hoje venho dar-vos a opinião de uma das novidades que li recentemente.

Alice Berenson é uma pintora britânica, jovem e famosa, que vive numa casa sublime nos arredores de Londres com o marido, Gabriel, um conhecido fotógrafo de moda. A vida de ambos parece perfeita. Mas uma noite, quando ele chega a casa depois de uma sessão fotográfica, Alicia mata -o com cinco tiros. E nunca mais diz uma palavra.
A recusa de Alicia em falar e dar qualquer tipo de explicação sobre a tragédia, transforma-se num mistério que prende a imaginação da opinião pública, e confere a Alicia uma notoriedade sem precedentes. O preço dos seus trabalhos artísticos dispara e ela, a paciente silenciosa, é alvo de um mediatismo implacável. Para evitar isso, é conduzida para uma unidade forense de alta segurança no norte de Londres.
Theo Faber, um psicoterapeuta criminal, espera há muito pela oportunidade de trabalhar com Alicia. A sua determinação em convencê-la a falar e a desvendar as razões misteriosas que motivaram o assassínio do marido leva-o por um caminho tortuoso, numa busca pela verdade que ameaça consumi-lo...

A Paciente Silenciosa foi um livro que me chamou muito a atenção e um livro que estava mega entusiasmada para ler. No entanto, fiquei um pouco desiludida.
As personagens são interessantes e o leitor percebe que todas têm os seus problemas e que todas escondem algo. E, já que estou a falar primeiramente do que gostei neste livro, adianto que o plot twist final foi muito bem concretizado e que fez com que tudo fizesse sentido. Apesar disto, não foi um twist que me arrebatou e tirou o ar, aliás, já li este twist mil e uma vezes.
 Por vezes, senti que a história se estava a enrolar e que o autor só estava a tentar criar “palha” para encher os espaços vazios. Apesar de ter gostado de vários detalhes desta história, como o facto de a paciente ser artista ou o facto de terem criado uma ligação entre a sua arte e mitologia, não achei este livro extraordinário e, sinceramente, passados poucos dias de o ter lido, não me lembro de nada ao pormenor; Nenhuma parte deste livro conquistou-me completamente.
Compreendo o porquê das pessoas gostarem deste livro, visto que tem capítulos pequenos e rápidos de ler o que dá ao livro um bom ritmo. No entanto, não criei qualquer tipo de relação com as personagens o que resultou num certo desinteresse meu pela história. Entendo o porquê das pessoas gostarem, mas não entendo todo este hype à volta deste livro, especialmente porque não achei a escrita nada de especial.
Se costumas ler muitos thrillers, este livro não é, de todo, para ti. Porém, se não ligas muito a thrillers e este parece-se algo que vás gostar, experimenta!
Classifico este livro com 3,4 em 5!


Leitura com o apoio de...

Sem comentários:

Enviar um comentário