quinta-feira, 5 de março de 2020

Mar de Estrelas, review

Olá, olá!
Hoje venho falar de uma das novidades de fantasia mais esperadas em Portugal: Um mar de Estrelas.



Muito abaixo da superfície da Terra, na margem do Mar Sem Estrelas, existem inúmeros túneis e recintos cheios de histórias. As entradas que conduzem a este santuário costumam estar escondidas, às vezes no chão das florestas, outras vezes no interior de uma casa, ou mesmo à vista, sem se dar por elas. Mas aqueles que as procuram encontram-nas. As suas portas aguardam-nos.

Zachary procura a sua porta, embora não saiba. Segue um canto de sereia silencioso, uma certeza inexplicável de que está destinado a encontrar outro sítio. Quando descobre um livro misterioso nas prateleiras da biblioteca da universidade, começa a ler e sente-se cativado pelas histórias de prisioneiros que procuram amor, cidades perdidas e acólitos sem nome. De repente, um virar de páginas leva Zachary a uma história da sua própria infância, incrivelmente escrita naquele livro antigo.

Uma abelha, uma chave e uma espada impressas no livro conduzem Zachary a duas pessoas que mudarão o curso da sua vida: Mirabel e Dorian. Estes desconhecidos guiam-no através de bailes de máscaras e histórias sussurradas em salões clandestinos até à sede de uma sociedade secreta, onde as maçanetas estão penduram em fitas e, por fim, através de uma porta pintada que se abre magicamente para entrar num lugar que ele sempre desejara.

Entre túneis sinuosos repletos de livros, salões de baile e margens escuras como vinho, Zachary cai num mundo inebriante, permeado de romance e mistério. Mas trava-se uma batalha pelo destino daquele lugar e, embora haja quem sacrifique tudo para protegê-lo, outros estão determinados a destruí-lo.
Muito sinceramente, estou mega confusa quanto a este livro. As primeiras 200 páginas foram incríveis e, enquanto as estava a ler, senti que seria um dos meus livros prediletos de 2020.
Adorei como a autora apresentou vários fary-tales diferentes e cativantes e como, no início, os juntou ao enredo principal. 
Depois de várias questões serem levantadas, outras tantas começaram a surgir e, sinceramente, sinto que a história começou-se a "arrastar". São apresentados ao leitor várias personagens e histórias e a única coisa que sabemos é que, eventualmente, tudo fará sentido. Durante a minha leitura, existiu uma altura em que eu me senti completamente perdida, tudo o que antes considerava como certeza, agora era algo do qual eu desconfiava. E, se para alguns isto pode ser uma coisa positiva, para mim não foi. Estar na página 400 e estar "à nora" com o que estava a acontecer deixou-me descontente. Ficou um pouco caótico e, por algumas vezes, pensei que a autora tinha tido várias ideias e estava a tentar colocá-las "à força" no livro e a tentar juntá-las e criar uma história.
Agora que já tentei falar (sem spoilers, claro) do plot em geral e como ele me fez sentir, quero focar-me nas personagens. Assim que comecei a ler sobre Zachary senti uma enorme conexão com ele! É uma personagem nerd que gosta de jogos de computador e de livros, como não adorar? No entanto, sinto que ele não foi suficientemente desenvolvido ao longo do livro. Deixei de me importar com o que lhe acontecia porque foi tudo tão "all over the place". Todas as outras personagens eram super misteriosas e dramáticas e isso, no início, fascinou-me. Mas quando as coisas começaram a ficar estranhas e eu não estava a perceber nada, deixei de gostar do facto de elas serem tão secretistas.
Quanto às relações entre personagens : achei-as todas imensamente abruptas. Não existiu desenvolvimento que o leitor pudesse acompanhar. Senti que todos ficaram best-friends assim que se viram... ALERTA INSTA-LOVE.
O que mais gostei neste livro foi o ambiente criado e a forma como a autora descreveu os lugares e o que rodeava as personagens.
Fiquei fascinada com a escrita de Erin. Sinto que todas as frases poderiam ser  quotes para merch.

E é por isto que estou tão confusa sobre este livro: tem características que eu amo e fazem parte dos meus livros favoritos: ambientes e escritas incríveis, mas também tem atributos dos quais eu não gosto: falta de explicações, pouco desenvolvimento de personagens e as suas relações. O facto de as conexões entre as pequenas histórias e o enredo principal terem parecido muito "forçadas" também foi algo que não gostei muito...
Classifico este livro com 3,9 estrelas em 5.



E tu, já leste este livro?


1 comentário:

  1. Não, e depois de ler a tua review, não sei se tenho interesse em investir num livro assim tão confuso.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar