terça-feira, 11 de setembro de 2018

Dicas para sair de uma reading slump

Olá!

Eu sou a rainha das readings slumps.

Estou a falar a sério, entro com muita facilidade numa e já vivi vários tipos delas. Por exemplo, já fiquei com uma reading slump porque fiquei muito tempo a ler de seguida e depois fiquei farta ou li um livro muito bom e depois comecei a ler outros que não me cativaram tanto. Já fiquei com uma reading slump porque estava super ocupada e sempre que chegava a casa estava tão cansada que era mais fácil ir ver um filme ou uma série e não me apetecia pegar num livro. Enfim, existem muitos tipos destas chatas e eu já passei por vários, desta forma, decidi vir contar-vos algumas coisas que eu faço quando quero sair de uma reading slump.

1. Reler algo que amaste ou ler algo que sabes que vais amar.
Quando estamos numa reading slump, acho que é importante tentarmos ler algo que à partida sabemos que vamos adorar. Desta forma, sugiro leres algo que já leste e adoraste ou ler algo que está na tua TBR (ou não) e não tens dúvidas que vais amar! Acho que ficarás bem mais motivado(a) e interessado(a) em ler.

2. Tentar ler um bocadinho todos os dias. 
Esta técnica resulta muito comigo. Quando não estou com vontade de ler, crio metas na leitura. Imaginem, pego no livro e meto um marcador na página X e tento ler até lá. Na maior partes das vezes, o livro cativa-me e acabo por ler bem mais. Sugiro que façam metas pequenas, como por exemplo, ler 10 páginas ou ler um capítulo. É importante que não se sintam obrigados a ler porque assim será pior.

3. Optar por livros pequenos e simples.
Esta deve ser a opção que mais resulta comigo. Quando estou numa reading slump sinto-me mais atraída por livros pequenos e não muito complicados. Para ser sincera, costumo ir para romances muitas das vezes com clichés e super óbvios. No entanto, e quando bem escritos, estes livros são perfeitos para te cativarem e prenderem à história porque (apesar de já saberes o que vai acontecer) eles cativam, entretêm-te e são de rápida leitura.

E tu, quais são as técnicas que usas para sair de uma reading slump?



6 comentários:

  1. Sim sim sim!! Está me sempre a acontecer-principalmente como disseste depois de ler um livro muito bom! E com as aulas também me acontece... Já tenho tanta matéria para ler...
    Beijinhos
    Joana
    Curly Hair and Lipsticks

    ResponderEliminar
  2. Olá! Como já te disse no insta, tenho andado os últimos meses numa reading slump horrenda. Este mês pareço estar a retomar um bocado ao meu normal, e estou a fazê-lo especialmente pelo tentar ler todos os dias, é a melhor forma, isso e ir ouvindo um audiobook de vez em quando, ajuda bastante também. Espero sinceramente conseguir ultrapassar esta reading slump, tenho saudades de devorar um livro!
    Obrigada pelas dicas (estou a precisar 😂) e boas leituras.
    https://presa-nas-palavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Ui já me aconteceu muitas vezes! Principalmente quando leio algo muito bom e depois não tenho vontade para ler mais nada... Normalmente deixo andar até que a vontade apareça xD

    ResponderEliminar
  4. A dica número três foi o que fiz recentemente: decidi recomeçar Viagem ao Centro da Terra, do Jules Verne, muito menor do que o Orgulho e Preconceito do qual eu parecia não passar. Adorei o post! :)

    ResponderEliminar
  5. Acho que todos nós passamos por fases destas. Há alturas em que não me apetece pegar num livro e depois, um dia, pego num e lá começam as leituras de seguida. Geralmente, para contrariar esta fase de menos leituras, o mais simples para mim é ler um livro pequeno e de leitura fácil.

    ResponderEliminar