sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Treze más histórias para adormecer, resenha

Hello, maltinha! 

 Hoje trago-vos a minha opinião do segundo livro que li da querida Ana Cláudia Dâmaso!


Com o número 13 nunca vem coisa boa! Este livro oferece-nos treze maus motivos para outras tantas histórias inesquecíveis. São histórias de terror e do paranormal, que fazem inesperados jogos psicológicos com o leitor, falando de assuntos que preferiríamos manter bem longe do nosso pensamento. Começamos a conspirar e a detectar elos de ligação, como se as personagens saltassem de uma história para outra. E de repente, enquanto lemos sobre a miúda que consegue parar o tempo, ou o cego que vê fantasmas, perguntamo-nos se algumas delas não se terão passado na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade… Certo é que a autora garante: todas elas têm uma ponta de verdade!
Quem me segue, sabe que este já é o segundo livro que leio da autora. A verdade é que não gostei muito do primeiro livro de Koldbrann mas devo de confessar que Treze más histórias para adormecer me surpreendeu muito! Gostei imenso do livro! Existe uma visível melhoria na escrita e na ortografia comparativamente com a sua primeira obra.
O género é bastante diferente do que conhecemos da autora e esta conseguiu demarcar muito claramente isso nos textos presentes neste livro. Nota-se que tem um tom mais sério, realista e maduro.
As histórias neste livro são curtas e completas sendo fáceis de ler e interessantes. Estas têm um lado dark e muito cativante. Algo que é muito curioso é que as histórias não são bem o que se pensa inicialmente. Pensa-se num rumo para a história ou têm-se uma certa ideia do que vai acontecer mas depois a história toma um rumo totalmente difícil e imprevisível. 
As histórias contadas neste livro também têm o poder de prender o leitor não só enquanto este as está a ler mas também muito depois visto que são histórias que fazem o leitor refletir e ponderar as suas diferentes interpretações.
A história que mais me impressionou foi a quinta Boneca de Estimação. Está escrita de uma forma muito realista e que "toca" o leitor.
Por último, queria referir que as pequenas histórias não foram colocadas "à toa" no livro. Elas estão todas interligadas sendo colocadas por ordem de acontecimentos.
Aconselho-vos a ler este livro e a desfrutarem do mesmo!


4 comentários: