quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Coração Negro / Uprooted, review

 Lê em português       Read in English

Olá!
É dia de uma opinião menos positiva, mas enfim, não podemos todos gostar das mesmas coisas, não é? No entanto, agradeço imenso à Saída de Emergência pelo envio deste exemplar!
Agnieszka adora a sua pacata aldeia no vale, as florestas e o rio cintilante. Mas o maléfico Bosque permanece na fronteira e a sua sombra ameaçadora paira sobre a vida da jovem.
O povo depende do feiticeiro conhecido apenas por Dragão para manter os poderes de Bosque afastados. Mas o Dragão exige um terrível preço pela sua ajuda: uma jovem deve servi-lo durante dez anos, um destino quase tão terrível como perecer a Bosque.
A próxima escolha aproxima-se e Agnieszka tem medo. Todos sabem que o Dragão irá levar a bela, graciosa e corajosa Kasia, tudo aquilo que Agnieszka não é, e a sua melhor amiga no mundo. E não há forma de a salvar. Mas Agnieszka teme as coisas erradas. Porque quando o Dragão chega, a sua escolha surpreende todos...


Sinceramente, não faço ideia por onde devo de começar. Se calhar, é melhor fazer um pequeno disclaimer antes que me atirem com facas, garfos ou o que tiverem à mão devido àquilo que vou dizer...
DISCLAIMER: Esta é a minha opinião e tu podes até gostar imenso do livro e achar que é incrível; Eu não gostei e explico porquê. Cada um tem a sua opinião e somos todos diferentes, sim? Obrigada.

Então, comecemos... A ideia original é interessante e foi isso que me atraiu para o livro. No entanto, considero que a forma como foi desenvolvida e apresentada foi simplesmente chata e desinteressante. O que quero  dizer com isto é que o main plot tinha tanto potencial, mas foi muito mal executado.
A escrita é simples e perceptível, mas não é nada de extraordinário.
O romance? Ou devo de dizer, tentativa? Simplesmente caiu de paraquedas. Não havia química, conexão nem qualquer razão para este casal existir. 
Quanto as personagens: não senti empatia perante nenhuma. Irei elaborar, de seguida, alguns pontos que demonstram o quanto eu  (ler com ironia) "gostei" destas personagens.
1º. Porquê que o mago se chama "dragão" ? NAO FAZ SENTIDO. Ainda como se o nome não chegasse, ele é rude, mandão e irritante. 
2º. Supostamente o mago "rapta" sempre a pessoa mais especial e interessante da vila, não é? Uma pessoa fica a pensar que a vítima será mega especial e incrível, certo? Oh well, estávamos todos errados. A rapariga é super flat, ou seja , é plana e chata. Não existe nenhuma evolução, ela é chata e sem personalidade no início e permanece assim até ao fim. Ah , tem uma característica: a típica rapariga que é muito desastrada. Onde é que já vi isto?
3º. A melhor amiga da personagem principal. QUE CHATA. Não tem personalidade, apenas existe.
 
Quanto à ação do livro, não existe nada de extraordinário a acontecer. O livro resume-se em  pequenos episódios a acontecerem e as personagens a resolverem-nos. Assim que resolvem um problema, surge outro igualmente ou até mais chato.
Nas últimas 100 páginas do livro eu já não queria saber. Só queria acabar o mais depressa possível e ver-me livre desta história. Acredito que se a editora não me tivesse enviado o livro e se tivesse sido eu a comprá-lo, provavelmente não o acabaria.
Classifico, obviamente, este livro com 2,1.
Já leste algo escrito por esta autora? O que achaste?



7 comentários:

  1. Não li nada da autora mas as descrições parecem-me muito bem argumentadas e também já me aconteceu não querer continuar a leitura. Tenho sempre livros em lista de espera por isso não insisto e mergulho noutras leituras. Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Não li o livro, mas também ele faz parte de um género literário que não me fascina. E com a tua opinião, então não tenho vontade nenhuma de o ler!

    ResponderEliminar
  3. Este livro foi muito divulgado, mas não é o meu género literário favorito. Nunca li nada da autora. Pena que não tenha agradado.

    ResponderEliminar
  4. Nunca li nada desta autora, mas pelo que descreve, nem dá para querer ler.
    Já me aconteceu comprar livros pela Sinopse e depois revelar-se um autentico fracasso.
    Acho que só os livros baseados em factos reais é que nunca me desiludiram. :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei este livro...Tão fofinho o Dragão e no fundo no fundo era um doce:-P

    ResponderEliminar
  6. Não li, e lendo a tua opinião, fico sem vontade.
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar