domingo, 1 de setembro de 2019

As coisas mais delicadas, review

Boa tarde,
Hoje venho falar-vos de um livro que literalmente foi melhorando conforme a história se desenvolveu.
 


Aos 18 anos, Nanette O?Hare é a típica rapariga bem-comportada. Porém, ela nunca sentiu realmente fazer parte de um grupo, sufocando num permanente desconforto com diversas atitudes das amigas e com os padrões sociais estabelecidos. Mas tudo muda quando, no último ano do colégio, ela recebe um livro do seu professor preferido, o clássico O Ceifador da Pastilha Elástica. 

Nesse momento, Nanette fica fascinada com a mensagem de que ela pode ser de facto quem é. Nanette torna-se amiga do recluso autor e apaixona-se por Alex, um jovem poeta que também é fã do livro. Encantada com este novo mundo que se abre, ela vai, pela primeira vez, tomar as suas próprias decisões. No entanto, aos poucos Nanette percebe que a liberdade pode ser um desejo arriscado e começa a questionar se a rebeldia não tem um preço demasiado elevado.

Depois do bestseller Guia para um Final Feliz, Matthew Quick traz ao público jovem uma ode à liberdade, abordando as complexas questões de identidade que marcam a transição para a idade adulta.

  Tenho que confessar que não gostei muito das primeiras 50 páginas e que estava muito confusa enquanto as lia. Apesar disto, tentei continuar a ler ( o mais de mente aberta possível) e tenho que dizer que compensou porque acabei por adorar o livro!
  A personagem principal está muito bem criada e desenvolvida: Nanette, de 18 anos, não quer passar a vida em festas e a "engatar" rapazes, mas sim em sua casa de volta dos seus livros. Isto faz com que ela seja olhada de lado e criticada pelos "amigos". Apesar de a personagem principal ter algumas ações muito estranhas e imaturas, acho que ela é muito relacionável e eu criei uma certa empatia por ela. 
  Gostei muito da variedade de personagens que existem neste livro: temos um professor, um escritor já de idade, dois jovens com a mesma idade, mas com diferentes passados e um pré-adolescente. 
  
É um livro com uma mensagem muito inspiradora: fala sobre o poder das palavras e como um livro consegue mudar a vida das pessoas. Também fala sobre como o ser humano se baseia em coisas reais do quotidiano para escrever.
  Gostei muito do facto deste livro apresentar uma discussão sobre outro livro e abordar o facto de que o mesmo livro pode ter várias interpretações.

É um livro genial, apresentado de uma forma cativante e emocionante. Discute problemas adolescentes que não devem de ser subestimados! A procura do eu, a dificuldade de ser diferente e nadar contra a corrente, etc. são problemas que precisamos de discutir sobre estes temas e ajudar os adolescentes a passar por eles porque isso vai marcá-los para a vida!

 Algumas das minhas partes favoritas foram as referências literárias! Um grande sorriso apoderou-se da minha cara quando li como título de capitulo: "Pôr-se ao Lado das Antígonas do Mundo e Nunca dos Creontes".

Dou a este livro 4,5 estrelas em 5.

Com o apoio de...


Sem comentários:

Enviar um comentário