sexta-feira, 15 de novembro de 2019

A Bela e o Monstro


Olá!
Hoje trago-vos a minha opinião sobre A Bela e o Monstro.
Bela é uma série de coisas, entre elas, esperta, desembaraçada e irrequieta. Anseia por deixar a aldeia provinciana onde vive. Deseja explorar o mundo, apesar da relutância do pai em abandonar a pequena casa, não vá a mãe de Bela (da qual poucas recordações ela guarda) voltar.
Acontece também que Bela é prisioneira de um monstro terrível e irascível. E essa é a sua principal preocupação. No entanto, quando Bela toca na rosa encantada do Monstro, o seu cérebro é inundado por imagens intrigantes: imagens da mãe, que ela acreditara que não voltaria a ver.
Mais estranho ainda, Bela descobre que a sua mãe é a bela Feiticeira que amaldiçoou o Monstro, o castelo dele e todos os seus habitantes. Chocada e baralhada, Bela terá de juntar esforços com o Monstro para deslindar um mistério sombrio com duas décadas acerca das respetivas famílias.
  Este livro foi uma grande surpresa. Depois de Um Mundo Ideal , fiquei com baixas expetativas para os livros desta coleção. Estou muito contente por ter dado uma segunda opção a este livro.
  As personagens tão bem conhecidas pelo público ganham uma nova dimensão. A autora fez um excelente trabalho a desenvolver as personagens e a torná-las mais complexas.
  Gostei imenso de ver o desenvolvimento das relações entre personagens. E neste ponto leia-se tanto relações amorosas como relações familiares e de amizade. Este aspeto enriqueceu muito o livro e tornou as personagens mais reais.
  Adorei a abordagem à magia, gostei muito de ler sobre seres diferentes e mágicos. Toda a história criada à volta deste tema foi brilhantemente desenvolvida.
  Ao contrário de Um Mundo Ideal (e perdoem-me por estar sempre a referir este livro), as mudanças relativas à história como a conhecemos impactaram verdadeiramente o percurso da narrativa, acabando, inclusivamente, por o alterar. Gostei imenso disto porque, ao ler este livro (um retelling), esperava ter alguns pormenores da história "original", mas também ler sobre coisas significativamente diferentes que impactassem a história e criassem uma nova versão da mesma; Foi isso mesmo que consegui neste livro.
  Os meus parabéns aos responsáveis pelo design de todo este livro, desde a capa e os inícios de capítulos à cor acinzentada das páginas, está um livro lindo. É um livro que dá prazer a ler também pela sua estética.
Classifico este livro com 4,4 estrelas em 5. Aconselho muito este livro a todos os amantes do conto e  todos os apaixonados por retellings

Uma leitura com o apoio de...

2 comentários:

  1. De fato toda leitura é bem vinda, mas confesso ter grande paixão por leituras mais místicas, tanto que costumar acompanhar meu horoscopo do dia para ver se casa com o que estou lendo.

    Vou ler a bela e o monstro sim, sem dúvida, pode deixar e obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  2. Li o Aladdin e apesar de ter feito uma resenha positiva, até hoje ainda estou a tentar entender o que achei e penso que tenha ficado um pouco desiludida. Tinha perdido um pouco a vontade de ler este mas a tua resenha motivou-me. Espero gostar :)
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar