domingo, 20 de outubro de 2019

O Despertar de Cthulhu, review

Olá!
Hoje venho falar de um livro incrível!


Boston, 1926. Depois da morte, em circunstâncias estranhas, do seu tio-avô, Francis Thurston descobre nos documentos que herdou a existência de uma seita que venera uma criatura inominável, adormecida há milhões de anos. Sacrifícios indescritíveis praticados nas docas do Luisiana, mortes misteriosas em vários locais do globo, artistas assolados pela demência depois de visões nocturnas terríficas e, sobretudo, uma cidade ciclópica que surge do oceano depois de uma tempestade… Pouco a pouco, Thurston descobre que as investigações do seu tio-avô relacionadas com o culto a Cthulhu são mais verdadeiras do que imaginava e que, nas sombras, os seguidores do deus pagão se preparam para o acordar, prontos para trazer a loucura e a destruição ao mundo. Os astros estão alinhados? Estará o fim próximo?

Lovecraft escreveu nos anos 20 do século xx uma das mais famosas histórias da literatura fantástica americana. Cthulhu, o grande ancião que sonha e que espera nas profundezas do abismo do oceano negro, tornar-se-á por si próprio o símbolo de todo o universo criado pelo autor de Providence, e ganha vida nestas páginas ilustradas pelo reconhecido François Baranger. Fascinado desde sempre por esta obra povoada por criaturas que espreitam dos recantos mais sombrios e por Anciães titânicos cujo único olhar é suficiente para nos fazer mergulhar na loucura, François Baranger, ilustrador reconhecido mundialmente pelos seus talentos de concept artist para cinema e videojogos, começou a trabalhar na tarefa «ciclópica» de reproduzir em imagem os principais contos de H. P. Lovecraft.

Este livro é uma autêntica obra de arte. As ilustrações são deslumbrantes e cativantes, fiquei imenso tempo a absorver a arte.
Aproveito que estou a falar das ilustrações lindas, para referir o excelente trabalho que a editora fez! A edição deste livro está incrível, é um hardcover gigante e muito bem trabalhado e editado. Em termos de edição, não há nada de negativo a apontar!
Li este livro numa manhã de sábado e foi tempo muito bem passado. 
Com uma escrita cativante e harmoniosa, Lovecraft transporta-nos para uma história de fantasia e de terror. Não fiquei completamente fascinada com o plot, e é por esta razão que este livro não tem as 5 estrelas, mas acredito que seja uma obra construída mais em torno das descrições do que propriamente do enredo. 
É um livro misterioso, cativante e muito fácil de ler. O ambiente está muito bem construído e as ilustrações são uma excelente adição à construção da atmosfera. Confesso que não senti medo, mas foi uma leitura excelente.
A única coisa que mudaria talvez na história é o facto de só existir uma personagem. Fala-se, por vezes e momentaneamente, de outras, mas confesso que torna o livro um bocadinho monótono.
Aconselho-vos a lerem este livro!

Uma leitura com o apoio de: 



1 comentário: