quarta-feira, 8 de julho de 2020

Manual de Sobrevivência de um escritor, João Tordo

Hello!
Hoje venho dar-vos a minha opinião de um dos livros que li recentemente.
Li este livro aos pedacinhos e gostei imenso desta leitura.
Um ponto forte que destaca este livro perante os outros do mesmo género é que este debate sobre a realidade editorial em Portugal. É bom e aconchegante lermos sobre algo que nos é familiar e é ótimo sabermos mais coisas sobre este algo que nos é familiar. Estou muito de acordo com algumas coisas que foram ditas nesta parte do livro.
A minha parte favorita deste livro foi quando o autor falou sobre o seu processo criativo. Confesso que fiquei com muita curiosidade em ler as suas obras de ficção (já estão na wishlist!!).

A escrita de João Tordo é muito interessante. Acho que tem um talento enorme e é incrível a forma como a sua escrita é tão apelativa e única. 

Apesar de todas estas coisas que gostei neste livro, acho que não é perfeito. Fiquei um pouco apreensiva quanto a uma situação em específico: a constante referência a cânones da literatura para atestar os seus argumentos. Não estou a dizer que não devemos estudar os clássicos e aprender com os mesmo. Digo que, ao mencionar apenas grandes nomes do cânone (todos masculinos) passa a ideia de que, para se ser escritor, é necessário escrever de certa forma e num certo registo. Ao limitarmos a literatura e ao dizermos que ela é X, estamos a compactuar com a ideia elitista da literatura em Portugal. Este tipo de declarações acabam por ser um pouco negativas porque não ajudam a literatura portuguesa (e o mercado editorial) a evoluir. 

No geral, gostei bastante deste livro e aconselho a que o leias. É claro, cativante e abre as portas para muita reflexão e discussão.



E tu, já leste este livro?

Sem comentários:

Enviar um comentário