quinta-feira, 21 de junho de 2018

A minha experiência em Línguas, literaturas e culturas!

Olá!

Recebi algumas dúvidas sobre o meu curso e a vida em Lisboa!
Desta forma, hoje trago-vos um pequeno texto em que tento esclarecer algumas dúvidas e divulgar a minha experiência!
Eu estou a estudar Línguas, literaturas e culturas (também conhecido como LLC) na FLUL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Eu estou a adorar o curso e não me imagino noutro. Na realidade, entrei na minha primeira opção e sinto que estou onde devia de estar!
Para ser mais fácil para ti, que estás a ler isto, vou dividir o texto em quatro partes: Praxes e integração, Requisitos do cursoResumo do curso em si e Conselhos.
Praxes e integração
Nunca gostei muito das praxes. Não sei bem explicar, mas o facto de ter de andar a rebolar no chão e levar com comida em cima nunca me fascinou. Como já deves de ter percebido, não fui à praxe. Acho que para ganhares amigos e te integrares não precisas que andem a gritar contigo e a sujar-te. No entanto, se estiveres indeciso/a, aconselho-te a experimentares. Não perdes nada. Aliás, podes dar o “baza” quando quiseres!
Na FLUL não existem turmas. Isto quer dizer que tens aulas com pessoas diferentes que podem, inclusive, nem ser do teu curso, visto que existem várias cadeiras que estão no plano curricular de vários cursos. Desta forma, é muito mais complicado criar amizades. Estaria a mentir se dissesse que a primeira semana não foi difícil. Eu andava super triste por ainda não ter feito grandes amizades e não ter com quem almoçar. No entanto, a segunda e terceira semana correram bastante melhor. O meu conselho quanto a este tópico é o seguinte: Mete conversa com alguém! Esquece os receios e o pensamento “e se a pessoa me ignorar e não quiser que eu fale com ela?” a maioria das pessoas com quem terás aulas serão caloiros e portanto estarão todos para o mesmo! Querem todos conhecer pessoas e fazer amigos, chill! Aliás, o mais difícil é começar a falar com alguém! Depois conheces amigos dos teus novos amigos e depois ficam amigos e, quando deres por ti, já estás bem integrado com uma grande lista de amigos. Concluindo: Não precisas da praxe para teres amigos, só precisas de coragem para começar a falar com as pessoas, sei que te vai correr bem!
Se gostas de ler e de falar de livros, a FLUL é o lugar perfeito! Vais encontrar pessoas que vivem à base de livros tal como tu e vais te sentir super realizado /a !
Quanto ao traje académico, a FLUL é bué chill. Não precisas de ter padrinhos nem de ter andado na praxe para andares trajado. Btw, o traje é símbolo de andares na universidade e não de pertenceres à praxe!!!
Requisitos do curso
Achei importante criar este ponto porque muita gente vai para o curso “enganado” e depois acaba por não gostar…
 Para tirares este curso é importante que:
  • Gostes de ler. Sim, como é óbvio, tens de te sentir à vontade com a leitura e não te importares de passar imenso tempo a ler e a analisar textos. Na maioria das cadeiras terás de ler ensaios e/ou livros para compreenderes as aulas. Se não gostas de ler não vale a pena vires para este curso.
  • Gostes de cultura e de saber mais sobre o que te rodeia. Este também é óbvio, afinal, o curso tem “culturas” no nome. Línguas, literaturas e culturas não é só línguas! Tens de gostar também de ler e de literatura (como já referi) e tens de ter curiosidade sobre as outras culturas. Vais ter uma cadeira obrigatória que se chama “O Estudo das Culturas” e depois também podes escolher outras que se focam também neste assunto. Novamente, o curso não é só línguas!
  • Gostes de escrever. Precisas de escrever imenso em todas as cadeiras. Existem cadeiras em que os testes são textos e a tua escrita é avaliada rigorosamente. Se não gostas de escrever e tens preguiça… I WISH YOU LUCK.
  • Estejas à vontade com o Inglês. A maioria dos textos analisados e estudados estão escritos em inglês e, portanto, terás de estar à vontade para te safares.
Resumo do curso em si
Ao contrário do que acontece em outras universidades, o curso na FLUL é bastante livre. Tens apenas 3 cadeiras obrigatórias, tens de escolher uma língua para fazer 3 níveis (cada semestre fazes um) e depois tens de escolher 4 cadeiras de uma listinha. O restante curso constróis o tu conforme os minors e majors que queiras fazer! Para te informares melhor deixo-te aqui o plano de estudos!
Quanto aos professores, são, na sua maioria, super acessíveis e simpáticos. Claro que existem aqueles professores que não querem saber (ainda só encontrei um) mas a maioria dos professores estão super interessados no teu sucesso e ajudam-te nisso!
Conselhos
  • Como já referi, mete conversa com as outras pessoas e está à vontade! Estão todos para o mesmo e todos querem amigos!
  • Informa-te sobre as cadeiras antes de as escolheres. Assim que entrares na universidade, procura no FB o grupo “FLUL SOCIAL”. Neste grupo, os alunos tiram dúvidas sobre matérias, professores e cadeiras! É só pesquisares ou perguntares!
  • Estuda e discute os ensaios e livros com amigos. Ajuda-te bastante a conhecer outros pontos de vista e a pensar em coisas que nunca pensarias. Isso pode ser fulcral para teres boas notas.
  • Organiza-te bem. Arranja uma agenda, o que quiseres! Se planeares bem as tarefas (como preparação de refeições, limpeza da casa, estudo e vida social) vais sair-te muito melhor e vais ter tempo para mais coisas!
E é tudo, por agora!
Se tiveres alguma dúvida sobre o curso, a faculdade ou até mesmo a cidade não hesites em perguntar!!
Espero ter ajudado!

12 comentários:

  1. Gostei muito de ler este texto. Ainda bem que conseguiste entrar no curso que querias (muitas pessoas frequentam cursos que não lhes dizem muito).

    ResponderEliminar
  2. A desculpa das praxes como sendo ajuda na integração é parvo. se querem integrar, ajudem, conversem, auxiliem. é a minha opinião, claro.

    ResponderEliminar
  3. Na FLUP é igual, não andei na praxe para fazer amigas. É necessário perder a vergonha e começar a falar, foi assim que conheci as minhas amigas da faculdade, a perguntar se já tinham ido fazer o cartão e se sabiam onde se comprava os livros de alemão.
    Ainda bem que entraste no que mais querias :D :D

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que entraste no curso que querias e, principalmente, que este se revelou exatamente o que pretendias! Vejo muita gente a andar a deambular entre cursos e faculdades porque não gostaram, ou porque não conseguiram entrar logo no que queriam, ou, até mesmo, por imaturidade aquando da decisão. Quanto à praxe, acho que tem perdido muito do seu real significado e tem cada vez menos adeptos.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que gostas muito do curso que entraste, eu também e não me vejo a fazer outra coisa. Eu sou da área das Ciências Matemáticas e Naturais.
    Bom trabalho!
    ;)

    ResponderEliminar