terça-feira, 20 de agosto de 2019

Guardiões, review

Boa tarde,
Hoje venho falar-vos de um livro que me foi gentilmente enviado pela autora. Agradeço à querida Filipa Tadeu pelo interesse na minha opinião sobre a sua primeira obra.


Ter a sua vida virada do avesso nunca fizera parte dos planos de Chris.
Depois de se encontrar rodeada por um vasto e diferente círculo de amigos após se ter mudado para a Califórnia, as palavras Guardiões, Protegidos e Antigos acabaram por se tornar uma constante no seu dia-a-dia. Christina sempre estivera habituada à sua vida típica de adolescente, todavia tudo mudou após conhecer Noel. 
Misterioso, atraente e reservado salva-a e apresenta-a esta nova realidade onde nada é impossível. Entre conciliar a sua vida familiar com o ter de frequentar duas escolas e ainda permanecer sã, começa a pensar que esta não pode ficar ainda mais estranha. Até os sonhos começarem. no final, acaba por se aperceber que ainda pode haver muita coisa por descobrir sobre a sua vida e especialmente sobre si. 
Descobertas, aventuras e mistérios rodeiam esta saga onde nem sempre, tudo é o que parece.

Sinceramente, pouco sabia sobre a história quando a comecei a ler. No entanto, estava muito curiosa e entrei de mente aberta.
Sinto que este livro tem um defeito enorme: tem muitas personagens e não existe descrição suficiente para as destingir. Existiu um certo momento deste livro em que eu dei por mim a questionar-me quem era a personagem que estava a agir e outros momentos em que confundi personagens.
Quanto ao enredo, sinto que este cai em vários clichés que já estão um pouco usados demais. 

SPOILER ALERT Sendo que alguns deles são: Rapariga que descobre que tem poderes e a sua vida é virada de pernas para o ar. Rapariga que é mais poderosa do que todos os outros. Rapariga que tem uma atração enorme pelo Bad Guy, etc etc. FIM DO SPOILER

Ainda sobre o enredo, enquanto lia a história não consegui não pensar noutra saga. Existem claras inspirações noutro livro que, embora por vezes se desenvolvam de forma um pouco diferente, tiram um pouco a originalidade da história.
Também sinto que existiram momentos confusos e outros que pareciam estar a "encher chouriços". Sem dúvida que existem partes que eu cortaria visto que não contribuíram em nada para a história. 

SPOILER ALERT Por exemplo, a quantidade de páginas em que estavam a decidir se os treinos iam ser de manhã, de tarde ou à noite foi completamente desnecessária. FIM DO SPOILER


A minha parte favorita deste livro foi, sem dúvidas, os sonhos e a ligação entre o presente e o passado.

Outro grande problema, que se calhar é porque eu estudei edição e sou picuinhas, é a falta da virgula e o mau posicionamento da mesma. Isto podia facilmente ser remediado através de uma revisão que certamente não aconteceu. Mesmo que sejamos bons escritores, precisamos sempre de um revisor/editor que esteja distanciado do texto e encontre erros que, por estar tão conectado com o texto, o autor não encontra.

Quanto à escrita, acho que é simples e clara. Não é, de todo, extraordinária, mas quem gosta de escrita sem floridos, vai gostar desta.

Sinto que só escrevi coisas negativas sobre este livro, mas a verdade é que não o detestei. Sinto que podia ser melhor trabalhado e que podia ter seguido outros rumos. 

Acredito que seja um bom livro para quem está a começar a ler fantasia!
Classifico-o com 3 estrelas ! 

E tu, já leste este livro?


Sem comentários:

Enviar um comentário